Apesar de não receber tanto destaque quanto outros serviços de jogos em nuvem, a Sony possui sua própria oferta de jogos em nuvem legítimos. Esse serviço está disponível para todos os assinantes do PlayStation Plus Premium. Os usuários têm a possibilidade de fazer streaming da maioria dos jogos incluídos nessa assinatura.
No entanto, uma limitação significativa do serviço é que ele só pode ser utilizado para jogar jogos em nuvem em um PlayStation real (PS4 ou PS5) ou por meio de um aplicativo de desktop do Windows.
Recentemente, divulgamos que a Sony está intensificando seus esforços no campo dos jogos em nuvem. E agora temos as primeiras mudanças concretas para relatar nessa direção!
Como parte de um blog que comemora o primeiro aniversário do PS Plus, a Sony anunciou que em breve começará a transmitir títulos do PlayStation 5 através da nuvem. Até agora, os títulos disponíveis para streaming na nuvem eram da coleção do PS3 e PS4.
Transmitir jogos que você possui
Uma das informações mais empolgantes do blog foi o anúncio de que em breve será possível transmitir jogos (com suporte) de sua própria propriedade, mesmo que eles não façam parte da assinatura.
Veja o que eles compartilharam:
No momento, estamos testando o streaming em nuvem para jogos PS5 compatíveis – isso inclui títulos PS5 do Catálogo de jogos PlayStation Plus e Testes de jogos, bem como títulos PS5 digitais compatíveis que os jogadores possuem. Quando esse recurso for lançado, o streaming de jogos em nuvem para títulos PS5 compatíveis estará disponível para uso diretamente no seu console PS5.
A funcionalidade de transmitir jogos que você possui é algo que a equipe do Xbox também prometeu há algum tempo. No entanto, até o momento, o Xbox ainda não a implementou. Resta ver se a Sony será a primeira a disponibilizá-la aos usuários.
Limitação
Uma das principais limitações nesse contexto é a quantidade restrita de dispositivos para os quais é possível fazer a transmissão. A citação mencionada dá a entender que a transmissão estará limitada apenas a um dispositivo PlayStation 5 físico. Isso, de fato, restringiria ainda mais o acesso em comparação com a oferta atual.
Conforme mencionado anteriormente, parece que, no lançamento, o streaming na nuvem não será suportado pelo novo dispositivo portátil PlayStation Q, mesmo que isso pareça um recurso evidente para o dispositivo.
Será necessário aguardar para ver como o suporte para esse dispositivo se desenvolve ao longo do tempo. Certamente, esperamos que ele seja expandido para incluir essa funcionalidade.
Tags
cloud gaming